Clube de Jazz

Este evento já aconteceu.
Tulio Araujo convida: Pedro Franco, Caetano Brasil & Marcelo Jiran -
  • Choro
  • Música Instrumental Brasileira

Tulio Araujo convida: Pedro Franco, Caetano Brasil & Marcelo Jiran

Sábado, 04/02/2023

O ano de 2023 será marcado por encontros extraordinários comandados pelo percussionista mineiro Tulio Araujo, que trará ao palco do renomado Clube de Jazz do Café com Letras, uma vez a cada mês, os mais incríveis músicos e musicistas para momentos únicos de excelência musical.

O ponta-pé inicial do ambicioso projeto será com Caetano Brasil vindo de Juiz de Fora, Pedro Franco vindo do Rio de Janeiro e Marcelo Jiran de Belo Horizonte.

O quarteto, formado especialmente para o projeto, será focado no que os quatro sabem fazer de melhor: explorar os limites da música brasileira, através de suas habilidades improvisatórias e suas capacidades de acharem novos lugares em clássicas do nosso repertório tradicional e, também, composições contemporâneas. Nomes como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Anat Cohen e Hermeto Pascoal estarão dentro do repertório de um show único e inédito, dividido em dois sets.

Tulio Araujo é referência mundial quando se fala em pandeiro moderno. Com 5 discos lançados e uma carreira internacional em constante crescimento, tem como missão demonstrar o poder de seu instrumento, incluindo-o em universos de improvisação livre como o Jazz e o Choro, além de ser figura constante nas redes sociais com seus cursos online.

Caetano Brasil é nascido e criado em Juiz de Fora, dessas pessoas impossível de não se deslumbrar, com um carisma inconfundível. Clarinetista de mão cheia, foi indicado ao Grammy Latino de 2020 com seu discaço Cartografias e acaba de lançar o álbum Pixinverso, onde reconstrói sob uma ótica lúdica e inteligentíssima a obra do mestre Pixinguinha.

Pedro Franco é natural de Porto Alegre, mas radicado há anos no Rio de Janeiro. Multi-instrumentista virtuoso, destaca-se onde passa, já tendo dividido palcos e gravações com nomes como Maria Bethania, Zélia Duncan, Roberta Sá e Ney Matogrosso, dentre muitos outros. Acaba de lançar seu segundo álbum autoral Black Pantha, elogiadíssimo por público e crítica.

Marcelo Jiran é, também, multi-instrumentista dono de um talento indiscutível, residente na capital mineira. Lançou em 2020 o disco Festejo em parceria com o gênio Yamandu Costa e divide-se entre sua paixão por arranjos e produções musicais, além de composições lindíssimas, que contam com influências do Choro, do Barroco mineiro e da música clássica.

Formação:

  • Tulio Araujo: Pandeiro
  • Caetano Brasil: Clarinete
  • Pedro Franco: Bandolim
  • Marcelo Jiran: Piano