Clube de Jazz

Este evento já aconteceu.
Ricardo Frei canta Edu Lobo -
  • Brasileiro
  • MPB

Ricardo Frei canta Edu Lobo

Quinta, 16/02/2023

Ricardo Frei deu início à carreira artística ainda criança. Filho e neto de musicistas amadores, teve uma infância cercada por estímulos musicais, o que o levou aos estudos de piano ainda antes dos 10 anos de idade. Sua profissionalização como músico teve início aos 20 anos de idade. Primeiramente, como contrabaixista, acompanhando artistas de Belo Horizonte. Ainda naquele momento, surgiu a oportunidade de se tornar cantor de um grupo de samba. A partir daí, o artista assumiu a música popular brasileira como sua principal influência. No fim da década de 1990, acompanhado de músicos experientes, formou o Grupo Zine. Ricardo trabalhou com preparadores vocais, como Neide Zivianni, Eládio Perez, Meire Armendani e Felipe Abreu. O artista é doutor em canto popular pela Unicamp.

Edu Lobo chegou na vida do Ricardo quase que por acaso. A ideia do artista mineiro era ter a música sempre presente. “Ele entrou na minha vida de uma maneira pouco artística e mais acadêmica. Eu cantava e entendia que a música tinha que estar me acompanhando em todos os meus caminhos e aí fui fazer um mestrado em história da música. Estudando a música popular brasileira, esbarrei com a obra do Edu Lobo e a relação dele com a construção do que chamamos de MPB, principalmente depois de 1965”, diz. Ricardo afirma que o desejo dele com a proposta de cantar Edu Lobo no Sarau do Minas é mostrar a obra desse artista que ficou, por opção própria, mais recluso. “Eu quero trazer à luz uma obra importantíssima, linda e que de fato cai no esquecimento às vezes. Edu é lembrado ou não, mas é escutado por meio das vozes de outros intérpretes. Revelar Edu para essa geração, para uma plateia que mistura idades e gêneros, é muito importante”, atesta Ricardo Frei.

No show, além de canções compostas por Edu, com arranjos mais populares, Ricardo vai trazer canções que ele interpretou. “A minha intenção é trazer essa coisa clássica do Edu, canções que vão gerar surpresas. Mas também estou preparando canções que ganharam os ouvidos do público por meio da interpretação dele, como Desenredo (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro). Mas eu tenho a vontade de popularizar, estou pensando em arranjos que talvez ele nem autorizasse por conta de seu hermetismo. Quero desconstruir isso e trazer versões de canções consagradas, trazer diferentes tipos de música dele como frevo, valsa, ciranda, mostrar sua versatilidade”. Acompanhado da banda formada por Chris Caldas ao piano e Aloízio Horta no baixo, Ricardo também vai cantar músicas autorais, que dialogam com a obra de Edu. “Vou cantar canções do meu disco Fora da Asa, lançado em 2015, e uma inédita, que estou produzindo agora com um músico de Natal”.

Formação:

  • Ricardo Frei: voz
  • Chris Caldas: piano
  • Aloízio Horta: baixo