Clube de Jazz

Este evento já aconteceu.
Evan Megaro Quarteto tocam o álbum
  • Jazz
  • Música Instrumental Brasileira

Evan Megaro Quarteto tocam o álbum "Time Out" de Dave Brubeck

Quarta, 28/06/2023

Time Out (1959) do Dave Brubeck Quartet é considerado um dos discos mais marcantes da história do jazz e da música em geral. Por quais razões?

Primeiro, ele foi o primeiro disco que vendeu um milhão de cópias, catapultando o quarteto para a fama internacional. Em segundo lugar, é um álbum 100% de música original do quarteto, que sem o respaldo de standards conhecidos, era um risco no mercado do jazz da época. Em terceiro lugar, o conteúdo musical desviou-se das convenções jazzísticas estabelecidas até então: as formas de compasso eram atípicas, tornando os temas menos compatíveis com a dança como ouvimos em “Blue Rondo A La Turk” com seu compasso 9/8 foi inspirado nos ritmos turcos de aksak; as músicas eram focadas em composição, arranjo e textura com menos espaço para improvisação, como ouvimos em “Strange Meadowlark”; e o tema "Take Five" (Paul Desmond) que teria servido de filler ao disco para fazer um solo de bateria, acabou se tornando o single mais vendido da história do jazz e um dos temas mais reconhecidos da história da música.

O quarteto Evan Megaro tocará este disco com os mesmos arranjos e ordem dos temas, por isso mantendo a integridade do album. Além de “Time Out”, o grupo também apresentará outras obras do Dave Brubeck Quartet, como “Broadway Bossa Nova”, “The Duke”, “In Your Own Sweet Way”, “Koto Song” e “Maria”.

Formação:

  • Evan Megaro: piano
  • Silas Prado: saxofone alto
  • Pablo Souza: contrabaixo
  • André "Limão" Queiroz: bateria