Clube de Jazz

Este evento já aconteceu.
Nivaldo Ornelas -
  • Jazz
  • Música Instrumental Brasileira

Nivaldo Ornelas

Sexta, 12/08/2022

Titulo

Foi um dos fundadores do “Berimbau Jazz Clube”, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 60. Logo depois, participou do “Clube da Esquina”. Fez parte do grupo que acompanhava o cantor Milton Nascimento (Som Imaginário). Nesse período, gravou quatro álbuns: "Clube da Esquina", "Milagre dos Peixes" (em estúdio), "Milagre dos Peixes" (ao vivo) e "Minas", além de ter participado da turnê instrumental do Som Imaginário nos anos de 1976 e 1977. Entre os festivais que participou, destacam-se: o Free Jazz (RJ/SP), Tudo é Jazz (Ouro Preto), Tim Festival (RJ/SP), Búzios Jazz e Blues, além de alguns dos festivais de maior prestígio no exterior, como Montreux (Suíça), Live Under the Sky (Japão), Chicago Jazz Festival (EUA), Festival de Estoril (Portugal) e Newport Jazz Festival (EUA).

Sua arte abrange também composições para cinema, teatro e balé. Entre os prêmios que recebeu destacam-se: o de Melhor Trilha sonora para a peça “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino, o de melhor música original para o filme “A Dança dos Bonecos”, de Helvécio Ratton. Entre os discos produzidos como solista, destaques para: Portal dos Anjos - Troféu Villa-Lobos; Viagem Através de um Sonho - Troféu Chiquinha Gonzaga; À Tarde (França); Som/Fantasia (editado também em Portugal); Aquarelas - A Música de Ary Barroso, Arredores - Prêmio Sharp.

Nos últimos anos, Nivaldo atuou como solista com a Rio Jazz Orchestra, a Orquestra de Jazz de Curitiba, e atuou e gravou com a UFRJazz Ensemble. Foi convidado do Projeto Circular Brasil, da Série MPB & Jazz com Orquestra Sinfônica Petrobras, e coordenou o Rio Jazz Instrumental por dois anos consecutivos. Em 2009, lançou o CD "Fogo e Ouro" pelo selo do SESC "Amigos no Tom". Em 2011, lançou o dvd "Nivaldo Ornelas ao vivo" e está coordenando o Jazz Mineiro Orquestra (Natura Musical).

Formação:

Em breve