
Amâncio e Rodrigues, Negociando Tempos
Quinta, 15/09
- Abertura da casa: 18h
- Primeiro Set: 20h
- Segundo Set: 21h30
- Área Interna: R$ 30
- Área Externa: R$ 15
As vendas antecipadas pela plataforma PixelTicket se encerram a partir da abertura da casa no dia do evento. Após, somente na porta. O Clube possui uma varanda urbana, um parklet. Lá não vendemos ingressos antecipados ou fazemos reservas. Seja bem-vindo!
Para esta apresentação Gil Amâncio e Mauro Rodrigues prepararam composições que têm surgido em seus laboratórios de criação nos últimos meses, ao lado de interpretações de peças da tradição ocidental e oriental, incluindo Bach, Debussy e Gurdjieff/de Hartmann.
Nosso trabalho tem se desenvolvido em torno da ideia de “negociar tempos”. Essa negociação é um fundamento para a interação musical (e não só musical), que está no cerne do groove.
Groove é uma palavra estrangeira que temos “domesticado” como tantas outras, o que parece ser uma característica de nossa cultura. Ela expressa um conceito de balanço, levada, bossa, e se refere a possibilidade de uma sincronia ou alinhamento de tempos e pulsações. Um elemento importante no que estamos tentando é a clave, como metro e referência para o alinhamento. Muitas destas novas composições aparecem a partir de uma clave rítmica. Finalmente a improvisação tem um papel central na ação musical, tanto na performance quanto na composição, é a partir dela que nos movemos, é a “alma do negócio”.
Sobre o Gil Amâncio e Mauro Rodrigues
Gil Amâncio e Mauro Rodrigues têm desenvolvido uma cooperação artística de forma intermite desde a década de 1980. O trabalho explora as possibilidades de compor juntos, negociando tempos e descobrindo jeitos de improvisar, deixando sempre uma porta aberta para o momento da performance. Há uma profícua fricção de musicalidades, característica da tradição musical no diverso Brasil. Entram no tacho a matriz afro-diaspórica, a europeia, a nativa, a oriental, constituindo uma criação que toma forma enquanto descobre como formar.
Formação:
- Gil Amâncio: percussão e voz
- Mauro Rodrigues: flauta e teclado