Clube de Jazz

Este evento já aconteceu.
Amâncio e Rodrigues, Negociando Tempos -
  • Contemporâneo
  • Música Instrumental Brasileira

Amâncio e Rodrigues, Negociando Tempos

Quinta, 15/09/2022

Para esta apresentação Gil Amâncio e Mauro Rodrigues prepararam composições que têm surgido em seus laboratórios de criação nos últimos meses, ao lado de interpretações de peças da tradição ocidental e oriental, incluindo Bach, Debussy e Gurdjieff/de Hartmann.

Nosso trabalho tem se desenvolvido em torno da ideia de “negociar tempos”. Essa negociação é um fundamento para a interação musical (e não só musical), que está no cerne do groove.

Groove é uma palavra estrangeira que temos “domesticado” como tantas outras, o que parece ser uma característica de nossa cultura. Ela expressa um conceito de balanço, levada, bossa, e se refere a possibilidade de uma sincronia ou alinhamento de tempos e pulsações. Um elemento importante no que estamos tentando é a clave, como metro e referência para o alinhamento. Muitas destas novas composições aparecem a partir de uma clave rítmica. Finalmente a improvisação tem um papel central na ação musical, tanto na performance quanto na composição, é a partir dela que nos movemos, é a “alma do negócio”.

Sobre o Gil Amâncio e Mauro Rodrigues

Gil Amâncio e Mauro Rodrigues têm desenvolvido uma cooperação artística de forma intermite desde a década de 1980. O trabalho explora as possibilidades de compor juntos, negociando tempos e descobrindo jeitos de improvisar, deixando sempre uma porta aberta para o momento da performance. Há uma profícua fricção de musicalidades, característica da tradição musical no diverso Brasil. Entram no tacho a matriz afro-diaspórica, a europeia, a nativa, a oriental, constituindo uma criação que toma forma enquanto descobre como formar.

Formação:

  • Gil Amâncio: percussão e voz
  • Mauro Rodrigues: flauta e teclado