
Yaniel Matos e Maria Bragança (Cuba/BR)
Sábado, 02/09/2023
Uma proposta inédita, um diálogo de polirritmias e contrapontos melódios, inspirado nas matrizes culturais brasileiras e latinas. Um encontro de legados reinventa variadas linguagens artísticas, mergulhando nos afetos e efeitos da música. O Duo interpreta autorias (composições próprias) e compositores contemporâneos como Jovino Santos, Eliane Elias Hermeto Pascoal.
Maria Bragança é mineira de Itabira, bacharel em violino na Universidade de São Paulo e em saxofone com título de Mestre em Música pela Robert Schumann Musik Hochschule Dusseldorf - Alemanha. Teve a oportunidade de estudar com Ivan Roth, cursos com Arno Bomkamp e David Liebmann. Maria Bragança já protagonizou uma série de concertos internacionais, ao lado do pianista Roberto Szidon, Michael Collins. Tocou ao lado dos grandes músicos do jazz como: contrabaixista Eberhard Weber, o percussionista Mustapha Tettey Addy, Naná Vasconcelos além de parcerias com o percussionista Djalma Corrêa e o guitarrista Toninho Horta. Atualmente é professora de música da Fundação Artística Belo Horizonte, realiza projetos sociais através da música em Nova Lima CAC.
Yaniel Matos formou-se em cello e composição pelo Instituto Superior de Arte de La Habana (Cuba) Foi pianista e arranjador de algumas das melhores bandas dos anos 90 em Havana como Issac Delgado e sua orquestra, Paulo y sua Elite e Orlando Valles Maraca. Também é compositor de música para filmes e documentários. Em sua trajetória tem colaborado com músicos e bandas como Carlinhos Brown, Angra, Timbalada, Heartbreak, Jane Brunnett, Los Jubilados, Antonio Pinto, Rosário Flores, Kiko Loureiro e Dafnis Prieto. Yosvany Terry, Gunter Tiedemann, Eugene Friesen, Stephen Katz entre outros.
Formação:
- Yaniel Matos: piano e violoncello
- Maria Bragança: saxofones