
Jazzcordeon
Quarta, 27/09/2023
A proposta do projeto Jazzcordeon é explorar e resgatar as diversas características, propriedades e a beleza do acordeom. Instrumento forte e polivalente por ser melódico, rítmico e harmônico o acordeom, apesar de ser bem conhecido no Brasil ainda se mantém restrito musicalmente por sua imagem atrelada a poucos estilos musicais, a ideia deste projeto é justamente ilustrar o quanto este instrumento é universal e como ele é tocado ao redor do mundo.
O repertório do grupo resgata então esta diversidade estilística e riqueza musical do acordeom. O Jazzcordeon busca levar ao público a mescla de gêneros e estilos clássicos onde este instrumento é protagonista. O tango, o forró, a guarânia, as músicas francesas, as belas canções populares e os temas de filmes que marcaram época neste instrumento.
A ideia é mesclar tudo isso com as novas concepções e tendências que influenciam a linguagem da música instrumental e improvisação decorrentes do jazz e da música brasileira, além de trazer ao público seus arranjos e composições próprias. O repertório é formado pelas composições dos ícones nacionais e internacionais como Dominguinhos, Sivuca, Richard Galliano, Astor Piazzola, Renato Borguetti, Carlos Gardel, Jacob do Bandolim, entre outros.
Formação:
- Max Marreiro: acordeom
- Rafael Rafles: violão
- Vinicius Mendes: saxofone soprano
- Paulo Cardoso: baixo acústico